Prótese X Órtese: qual a diferença?

Prótese X Órtese: qual a diferença?
Ao lado direito uma órtese para uma perna, ao lado esquedo uma prótese de uma perna

Próteses

São peças artificiais utilizadas como substitutas de membros, órgãos, tecidos e articulações do corpo, que tiveram que ser amputados ou não funcionam como deveriam. Podem ser utilizadas para o processo de recuperação de lesões, deficiências congênitas ou fins estéticos. Elas podem ser:

Externas

Perna mecânica, implante dentário, dentaduras, prótese mamária, no nariz.

Exemplo de prótese externa de um braço

Internas

Prótese articular, prótese não convencional para substituição de tumor, coração artificial, válvula cardíaca, ligamento artificial.

Ilustração de coração com prótese interna: válvula cardiaca mecânica

Órteses

São aparelhos ou dispositivos de uso provisório ou que servem para alinhar, corrigir ou regular determinada parte do corpo, auxiliando as funções de um membro, órgão ou tecido, evitando deformidades e/ou compensando insuficiências funcionais causados por acidente ou problemas de saúde. O objetivo dela é dar auxílio mecânico ou ortopédico ao paciente. A diferença principalmente de uma prótese é o fato de não substituir o órgão ou membro incapacitado. Elas podem ser:

Externas

Bengalas, muletas, colares cervicais, aparelhos gessados, andadores, coletes, aparelhos auditivos, lentes de contato, óculos, aparelhos ortodônticos, palmilhas ortopédicas, joelheiras, munhequeiras.

Internas

Marca-passo, instrumentos para estabilizar a coluna, bombas de infusão.

Resumindo, a órtese apoia o membro, enquanto a prótese substitui o membro.

Você sabia que pessoas que usam próteses ou órteses podem ser enquadradas na Lei de cotas? Para fins legais, pessoas que utilizam próteses e órteses são SIM consideradas pessoas com deficiência e podem usufruir dos benefícios assegurados por lei.


Nos acompanhe no nosso Instagram!